Orçamento para gráficas: 6 coisas que você precisa saber antes de solicitar o seu
Ao investir em componentes de design, quase toda empresa terá de lidar em algum momento com a produção de materiais impressos. Extensão do trabalho de identidade visual, marketing e propaganda, a definição de custos desta atividade ainda suscita muitas dúvidas. Com medo de errar na hora de fazer o seu orçamento para gráficas? Confira seis coisas que você precisa saber antes de solicitar o seu.
Conhecer as principais informações envolvidas, como materiais e acabamentos, evita problemas futuros, como atraso na entrega ou perda de qualidade. Para evitar estourar prazos e ter de repassar informações à gráfica, fique atento às dicas que seguem. São detalhes simples que vão organizar o seu pedido para que ele seja atendido da melhor forma possível.
Informações, formatos e materiais
1. Conheça as informações básicas a ser fornecidas para começar o seu orçamento
A empresa que receber o seu orçamento precisa da definição de alguns detalhes para iniciar o projeto. O mais básico a se informar é a natureza do produto. Serão revistas? Folders? Cartões? Catálogos? Este detalhe é fundamental para dar corpo ao orçamento. Definir a tiragem é igualmente importante. Quantas peças serão impressas? Como se pode imaginar, quantidades de 500, 1000 e 3000, resultarão em preços diferentes.
2. Determine formatos e dimensões
Mesmo sabendo o tipo de impresso que será feito, há ainda de se determinar o formato utilizado. Pois banners, displays, móbiles, dentre outros produtos, podem apresentar dimensões variadas. No caso de impressos que apresentem dobras, os tamanhos abertos e fechados têm de ser informados. Deve haver ainda uma indicação do local de dobra. Por fim, não se esqueça do padrão na hora de informar o tamanho: largura primeiro, altura depois.
3. Informe os materiais, tipos de papel e número de lâminas a ser utilizados
Há diversos papéis que podem ser utilizados em uma impressão. Portanto, na hora de elaborar o seu orçamento para gráficas saiba qual é a sua escolha – couché, cartão, supremo, etc. Quando for cabível, tampouco o número de lâminas e páginas pode ser esquecido. Para informar corretamente este dado lembre-se que cada lado impresso conta como uma página.
A gramatura é outro fator importante e que deve se adequar ao objetivo do seu pedido. O mesmo vale para outros materiais gráficos, como as lonas. Lembrando apenas que cortes especiais e dobras podem não funcionar bem em certas gramaturas de papel.
Cores, acabamento e prazos
4. Especifique adequadamente as cores
Aqui deve ser informado o número de cores a ser utilizado. Assim como se ela será aplicada na frente e verso do impresso ou apenas em um dos lados. Como a impressão lida com o processo de quadricromia os números irão variar de 0 a 4. Imagine, por exemplo, um impresso que seja colorido em um lado e traga apenas uma cor do outro. O pedido será feito como 4×1. Lembre-se também de determinar se será utilizado o CMYK – quadricromia – ou Pantone – catálogo de cores especiais.
5. Escolha o acabamento
Seja para destacar uma arte, ou se diferenciar, é muito comum que se escolham acabamentos específicos para os impressos. Se este é o seu caso, informe em detalhes. São muitas as possibilidades, desde a aplicação de verniz e laminação, até os cortes especiais. Dobras devem ser sempre especificadas, incluindo-se o seu tipo – simples, janela, sanfona. A necessidade de vinco também deve ser informada.
6. Determinando os prazos
Com tudo isso definido e as suas informações de contato passadas de forma completa, resta determinar os prazos. É importante que a data estabelecida seja respeitada, uma vez que mudá-la atrapalha o processo e pode encarecer o serviço. Outro ponto que interfere nos custos são os prazos muito curtos. Tenha em mente também que certas produções não poderão ser feitas sem que exista um prazo mais longo.
Buscando orçamento para gráficas? Visite o nosso site
Uma forma de facilitar todo este processo de orçamento para gráficas e evitar confusões é o orçamento online. Os itens abordados neste artigo já vêm pré-definidos para que você faça a montagem do pedido sem enganos. Quer fazer o seu orçamento de forma rápida e descomplicada? Aproveite então para visitar a nossa página.
Compartilhe:
Leia também
Bloco de bolso: Por que investir em um para a sua empresa?
O bloco de notas é uma ferramenta indispensável no dia a dia de todo profissional. Quer saber por que você deve usar um em sua empresa? Então confira o post a seguir!
Como manter um calendário de mesa pode ajudar na organização da sua rotina?
Não há dúvidas de que ter uma rotina organizada ajuda […]
Bloco de Anotações: X motivos para investir nesse produto para a sua empresa
Sinceramente, quem vive hoje sem bloco de anotações, certo? É uma excelente ferramenta para quem busca criar lembretes de compromissos, bem como deixar mensagens para os colegas de trabalho, visando a agilização de tarefas. Saiba mais sobre essa solução acessando o texto a seguir!
Caderno Corporativo: Por que investir em um para a sua empresa?
Quando você pensa em estratégias de relacionamento com clientes e […]